Marcelo Abreu também já foi Secretário de Educação Em Lauro de Freitas |
Apesar de ser um nome desconhecido no Oeste da Bahia, Marcelo Abreu, como é conhecido, já possui um longo currículo na política baiana, sendo prefeito da cidade de Lauro de Freitas entre os anos de 2001 e 2004 e sendo aliado e conselheiro do prefeito da capital, ACM Neto, por longa data.
O Caso
Em 2015, a Justiça Federal condenou o futuro secretário de Finanças de Barreiras a ressarcir a prefeitura de Lauro de Freitas em R$ 47.940 com devida atualização monetária. A ação, foi ajuizada pelo MPF na Bahia e julgada pelo juiz Pompeu de Sousa Brasil. Além do ressarcimento, Marcelo Abreu também foi condenado a pagar multa no valor de R$ 5 mil e teve os direitos políticos cassados por 5 anos.
Na ação, o MPF sustentou que o ex-gestor praticou irregularidades em processos contratuais do município de Lauro de Freitas.
Em sua defesa, o ex-prefeito alegou que não deveria estar sendo julgado como réu pois apenas "assina cheques" mediante atestados de cumprimento emitidos por terceiros. Em resposta, o juiz declarou que "admitir que o prefeito apenas 'assine cheques' não se responsabilizando sobre a destinação dos recursos públicos tornaria impossível a condenação de qualquer dirigente do setor público que sempre buscaria 'escudar-se' nos atos praticados por subordinados."
Na acusação, o magistrado ainda pontuou que qualquer ato de improbidade praticado por agente público de forma direta ou indireta pode sim ser alvo da Lei de Improbidade Administrativa.
Em Barreiras
Marcelo Abreu chega à cidade para ocupar o cargo de Secretário de Finanças para o próximo mandato do Prefeito Zito Barbosa (DEM). Figura de força no Democratas da Bahia, o ex-prefeito de Lauro de Freitas já estava sendo cotado para o cargo mesmo antes de qualquer menção de membros da nova equipe do governo, o que havia estado em sigilo até o anuncio oficial.
Comentários:
0 comments: