O debate não é novo, mas poderá incendiar a grande mídia e as ferramentas sociais de comunicação em um futuro muito próximo: a venda de terras agrícolas para investidores estrangeiros está avançando. Michel Temer pediu um parecer do Ministério da Agricultura sobre o tema.
O deputado Newton Cardoso Jr. disse ao Estadão ter se reunido com integrantes da cúpula do governo para tratar do assunto. Segundo o parlamentar, a medida pode destravar investimentos na ordem de R$ 50 bilhões.
O colunista de O Globo, Lauro Jardim, afirma por seu turno, que Temer já tomou providências para evitar que os nacionalistas tentem evitar a edição da medida: vai obrigar os compradores a doarem 10% das áreas adquiridas para a reforma agrária.
A venda de terras para estrangeiros está proibida desde 2011, primeiro ano do Governo Dilma. O projeto de lei que está na Câmara será votado ainda este ano.
Para os grandes do agronegócio, que estão endividados com custos de produção crescentes e produtividades instáveis, a venda de terras produtivas pode ser a salvação da lavoura.
Comentários:
0 comments: