Problemas de sinalização e geometria estão entre os principais das rodovias do estado, que tem também o pior trecho do país

ABahia tem 8.584 km de rodovias e, destas, 63,4% (5.443 km) apresentam algum tipo de deficiência e foram avaliadas como ruins ou péssimas. O restante, 36,6% (3.141 km), foi considerado ótimo ou bom. O estado também possui o pior trecho entre rodovias do país.

Entenda as principais deficiências do estado.
Entre as principais deficiências, estão os problemas de sinalização e geometria – esta última considera o tipo de rodovia (pista simples ou dupla), a presença de faixa adicional de subida (3ª faixa), de pontes, viadutos, curvas perigosas e de acostamento e pavimentação. Os dados foram revelados pela 20ª pesquisa CNT de Rodovias, realizada pela Confederação Nacional do Transporte.

(Foto: Agência Brasil)
Com as rodovias em condições precárias ou deficientes, o custo operacional do transporte chega a ser 23,8% mais caro, o que provoca impactos na economia. A média nacional é 24,9%. Para recuperar os trechos, seria necessário investir cerca de R$ 4,91 bilhões, segundo a CNT.
Mais de 50% das rodovias baianas foram avaliado como ruim ou péssimo

Trecho crítico

O trecho considerado mais crítico fica no Oeste da Bahia, entre os municípios de Barreiras (BA) e de Natividade (TO). Os dois estados são ligados pela BA-460 e a TO-040. Buracos, falta de sinalização e acostamento são algumas das reclamações frequentes de quem circula pela região.

A BA-460 está localizada no Anel da Soja, uma região que reúne diversos produtores de soja, milho e algodão. Segundo o diretor da Associação de Agricultores Irrigantes do Estado da Bahia (Aiba), Moisés Schmidt, a rodovia é usada, principalmente, para escoar o material produzido nas fazendas.

"Temos problemas diários com caminhões quebrados ou tombados. Como não há acostamento, alguns descem a pista e há acidente. Nesses casos, o produtor precisa acionar a seguradora e isso onera o custo com a logística, além de atrasar a entrega da mercadoria nos portos", afirmou Schmidt.

Em nota, a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) informou que a BA-460 está sendo reformada e mais 200 km de rodovias que compõem o Anel da Soja serão recuperadas e restauradas. No total, o governo prometeu reformar 2 mil quilômetros de estradas em todo a Bahia.

"A BA-460, assim como a BA-459, faz parte do Anel da Soja, no oeste baiano, onde a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) já está trabalhando. Obras de recuperação nas estradas estão em andamento, entre as localidades de Placas e Cerradão. A Seinfra trabalha do km 35,5 ao 45,5 da via, trecho mais crítico da região, onde realiza pavimentação", diz a nota.

Ainda segundo a Seinfra, outras 26 obras em estradas e nove em pontes estão em andamento na Bahia. Entre janeiro de 2015 e outubro de 2016 mais de 450 km de estradas foram recuperadas, com investimento de R$ 240 milhões.
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