Até o final do próximo ano o governo deve dar continuidade as obras do Porto Sul e da Ferrovia Leste Oeste (Fiol).
O anúncio foi feito hoje durante a participação do governado Rui Costa na palestra promovida pela Federação das Indústrias da Bahia (Fieb) que discutiu o desenvolvimento econômico do estado.
ABamin já deve começar a fazer algum investimento terrestre. Então já teremos ao longo do ano que vem o início das obras do Porto Sul em terra, a realização de um sonho de mais de 50 anos na Bahia, abrindo um grande corredor de desenvolvimento. Aumentaremos a nossa competitividade agrícola, com a redução do custeio de transporte desses produtos”, disse Rui Costa.
Ainda segundo o governador, as obras de logística e infraestrutura vão permitir que o Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia seja melhor distribuído. “Poderemos viabilizar o interior da Bahia e o Oeste baiano, para o mundo e isso pode repaginar a Bahia na sua distribuição do PIB, que hoje está 75% na região metropolitana. A um raio de 100 km de Salvador, temos a absurda concentração de 85% do PIB. São números escandalosos de desigualdade e pobreza que precisam ser revertidos”, pontuou.
“Poderemos viabilizar o interior da Bahia e o Oeste baiano, para o mundo e isso pode repaginar a Bahia na sua distribuição do PIB, que hoje está 75% na região metropolitana."Também fruto de Parcerias Público Privadas (PPPs), Rui Costa falou de outros investimentos de infraestrutura que estão sendo viabilizados como a nova rodoviária. Ao todo, o estado já concentra até 2018 um volume de R$ 9,2 bilhões de recursos investidos. “Vamos apresentar em breve o projeto da nova rodoviária, tirando de dentro da cidade todos os ônibus intermunicipais. É mais uma oportunidade de investimento que terá como modelo a parceria com iniciativa privada. Maior estação de transbordo do Norte Nordeste, ônibus urbano, intermunicipal e Metrô com grandes oportunidades de negócio”.
Comentários:
0 comments: